segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cultura Pelotas




Com a mistura étnica que caracteriza Pelotas, não é surpreendente que seja um rico centro cultural e político.
Berço e morada de inúmeras personalidades da cultura nacional, como do escritor regionalista João Simões Lopes Neto, autor de Cancioneiro Guasca (1910), Contos Gauchescos (1912) e Lendas do Sul (1913), de Hipólito José da Costa - patrono da imprensa no Brasil, e do pintor Leopoldo Gotuzzo, cujos trabalhos ultrapassaram as fronteiras de Pelotas conquistando prêmios e exposições até na Europa, e o já citado Antônio Caringi (1905 - 1981), escultor pelotense reconhecido internacionalmente, e do senador Joaquim Augusto de Assumpção, fundador do Banco Pelotense.
Atualmente, o Centro Cultural Adail Bento Costa funciona, também, como a sede da Secreteria Municipal de Cultura, contando com duas salas de exposições além do Bistrô, utilizado para eventos em geral. O prédio faz parte do patrimônio tombado pelo IPHAN e fica localizado à Praça Coronel Pedro Osório, 02.


Teatros e museus


Pelotas conta com dois teatros: o Teatro Sete de Abril, que é um dos mais tradicionais e o mais antigo em atividade no Brasil, e cuja construção é de 1831, além do Teatro Guarani.
O município possui diversos museus: Museu de História Natural Carlos Ritter, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Museu da Baronesa, Museu Histórico Helena Assumpção de Assumpção, Museu do Charque, Museu do Doce, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra João Paulo II, Memorial da Praia do Laranjal Arthur Augusto de Assumpção, entre outros.

 

Arquitetura e monumentos



Um exemplo de monumento do acervo do município é o Chafariz “As Três Meninas”, vindo de Escócia em 1873, e localizado no centro do município. Até o ano de 2007acreditava-se que ela era proveniente da França.

O maior monumento de Pelotas é a Caixa d’água de ferro, que localiza-se na Praça Piratinino de Almeida, única no gênero na América Latina. Ela foi construída em 1875, e ainda serve ao abastecimento diário de água no município. Ela apóia-se em 45 colunas, e todas as peças são de ferro. O seu mirante tem formas que lembram a arquitetura oriental. Todo o material usado na construção foi importado da França.

fonte: http://www.ecult.com.br/cultura-pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário