terça-feira, 23 de novembro de 2010

Os Casarões

Segundo pesquisa no Twitter, os Casarões ao redor da Praça Coronel Pedro Osório, foram eleitos um dos atrativos da Princesa do Sul.  

Participe e ajude a contruir o Viaje por Pelotas! Responda @viajeporpelotas qual lugar você acha mais atrativo em Pelotas

Biblioteca



A Biblioteca Pública de Pelotas foi idealizada por Antônio Joaquim Dias, diretor do jornal Correio Mercantil. A primeira diretoria reuniu José Vieira da Cunha, Saturnino de Arruda, Carlos Pinto e José Roiz de Araújo. Foi inaugurada em 5 de março de 1876, em um terreno cedido pelo Barão da Graça, contando na época com 900 volumes. Foi depois construída sede própria, na hoje praça Coronel Pedro Osório. O segundo piso da Biblioteca Pública Pelotense foi construído na gestão do prefeito Joaquim Augusto de Assumpção Júnior.

Prefeitura de Pelotas

A primeira referência histórica do surgimento do município data de junho de 1758, através da doação que Gomes Freire de Andrade, Conde de Bobadela, fez ao Coronel Thomáz Luiz Osório, das terras que ficavam às margens da Lagoa dos Patos. Fugindo da invasão espanhola, em 1763, muitos dos habitantes da Vila de Rio Grande buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomáz Luiz Osório. A eles vieram juntar-se os retirantes da Colônia do Sacramento, entregue pelos portugueses aos espanhóis em 1777, cumprindo o tratado de Santo Ildefonso assinado entre os dois países.
 Em 1780, o português José Pinto Martins, que abandonara o Ceará em conseqüência da seca, funda às margens do Arroio Pelotas a primeira Charqueada. A prosperidade do estabelecimento, favorecida pela localização, estimulou a criação de outras charqueadas e o crescimento da região, dando origem à povoação que demarcaria o início da cidade de Pelotas.

Mercado Público

 Tem a forma de uma fortaleza, com pátio interno e jardim. Construído entre 1848 e 1853 o Mercado Público teve a planta de Rafael Mendes de Carvalho. Vasto e espaçoso o prédio do Mercado Público apresenta na sua construção primitiva abóboda e sotéia, na época considerado o melhor de todos quantos construídos na província, possuindo um sistema para 900 pipas de água.
Foi reformado entre os anos 1911 e 1914 graças ao Dr. Cypriano Corrêa Barcellos e em 1970, após um incêndio que destruiu a maioria do prédio assim como os vitrais que nele existiam. Sofreu radical transformação, alterando seu estilo para art-noveau, possibilitando maior comodidade ao público e ao avulto comércio que ali se faz.

Teatro Sete de Abril


Um dos teatros mais antigos do Brasil ainda em atividade, o Theatro Sete de Abril é uma das principais casas de show de Pelotas.
Possuindo, 512 lugares total, entre camarotes, galerias e poltronas, ele é um teatro intimista, perfeito para os projetos de música (como o Música ao Entardecer) e teatro que mantém, dando conforto total à audiência.
Tenho uma história antiga de performances no Sete de Abril, e posso garantir que as condições do palco e da estrutura interna são perfeitas, com reformas constantes. Todos os seis camarins têm chuveiros, espelhos e iluminação adequada, além de comportarem confortavelmente em torno de quatro pessoas cada um. Um bebedouro fica disponível aos performers.
No geral, o Sete é um belo teatro com uma bela história, e vale a pena visita-lo se você estiver em Pelotas.

Grande Hotel


Através da Cia. Incorporadora Grande Hotel, organizada para a construção do mesmo, foi adquirido o terreno no ano de 1924, através de doação do Dr. Fernando Luis Osório, no local onde funcionava o Cinema Politeama. O projeto foi escolhido através de concurso, cujo vencedor foi Theófilo Borges de Barros.
   A pedra fundamental foi lançada em 1925 e o prédio foi inaugurado em 1928, em meio a uma terrível crise financeira. O edifício tem quatro andares, construção de esquina com subsolo habitável, andar térreo mais elevado em relação ao passeio, andar nobre evidenciado na fachada, dois pavimentos-tipo e mansarda. Possui 76 quartos, 6 apartamentos tipo suíte, salão de chá, um grande vestíbulo coberto por clarabóia de vidros coloridos (importada da França) e restaurante. No vestíbulo encontra-se escadaria com piso em mármore e corrimão em ferro trabalhado. Demonstra estilo Art Nouveau.

fotos: Wilson Lima
fontes: http://www.bibliotheca.org.br/
           http://www.pelotas.com.br/
           http://www.pelotasconvention.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário